Ceará se engaja na luta por um Brasil sem fome

19/06/2023
Expectativa do programa Pacto por um Ceará sem Fome é beneficiar mais de 300 mil famílias no estado

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da assinatura da carta de adesão do Pacto por um Ceará sem Fome, nesta sexta-feira (16.06), em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas e várias autoridades. O objetivo foi envolver o poder público, as organizações da sociedade civil e a iniciativa privada em prol de uma única causa: o combate à fome e à desnutrição no país.

“A fome tem pressa e o Ceará sai na frente”, disse o ministro Wellington Dias no seu discurso no Centro de Eventos de Fortaleza lotado. “Com esse programa, estamos precedendo um grande programa que é o Brasil sem Fome. Temos que ter esse olhar para a renda e para combater a fome das pessoas. O Ceará vai tirar proporcionalmente mais famílias da extrema pobreza do que outros estados brasileiros”, completou o titular do MDS.

O programa vai beneficiar, no estado, mais de 300 mil pessoas, a partir do resultado de duas ações vinculadas ao projeto: cartão-alimentação mensal de R$ 300 para famílias em situação de vulnerabilidade e de refeições diárias disponibilizadas por meio de cozinhas solidárias espalhadas em todo o estado.

“Estamos unindo o governo, a sociedade civil, empresários e movimentos sociais para enfrentar um problema que já havíamos superado. Vamos investir mais R$ 160 milhões por ano para garantir que as famílias cearenses tenham o cartão no valor de R$ 300, para aquelas que recebem abaixo de R$ 168”, detalhou o governador cearense.

Uma das primeiras ações foi a entrega de 45 mil cartões-alimentação como parte do programa Ceará sem Fome. Além disso, Elmano de Freitas explicou que serão estruturadas cozinhas solidárias para distribuição de 100 mil refeições diárias, durante cinco dias da semana. “A nossa meta é que o Brasil sai do mapa da fome e queremos ser os primeiros a realizar isso aqui no Nordeste”, prometeu.

O governo do Ceará divulgou edital para o credenciamento de unidades de cozinhas solidárias com objetivo de dar suporte com insumos e recursos para mais de 1,2 mil unidades produtoras de refeição. Um investimento de R$ 184 milhões.

“Estamos dando um passo importante aqui no Ceará e este programa será estendido a todo o país. Queremos proporcionar mais do que uma transferência de renda. Precisamos tirar mais gente da miséria. É um patamar de renda por pessoa onde uma parte já é atendida pelo Bolsa Família, garantindo as três refeições por dia e as suas necessidades básicas”, acrescentou o ministro Wellington Dias.